sábado, 13 de novembro de 2010

Jesus pediu a Saviola para jogar mais atrás

Javier Saviola está a jogar mais atrás no terreno do que na última época, e por indicação de Jorge Jesus. Segundo confessou o próprio jogador a amigos próximos, o treinador do Benfica deu-lhe ordens expressas para ocupar espaços mais perto de Aimar, jogador com quem se entende quase na perfeição. Com as saídas de Ramires e Di María, a equipa perdeu velocidade, razão pela qual o técnico encarnado decidiu colocar o camisola 30 a jogar mais perto dos médios. O objectivo é compensar a ausência da dupla - que Jesus já admitiu várias vezes fazer muita falta à equipa - e dar mais velocidade às ligações entre o meio-campo e o ataque da equipa encarnada.
Saviola e Aimar já actuaram juntos no River Plate, clube onde se formaram, e têm reeditado na Luz os bons momentos que viveram no seu país. Assim, a pretensão de Jesus é que seja Saviola a acelerar o jogo fruto das suas combinações com El Mago, uma vez que a transferência de Di María para o Real Madrid deixou a equipa bastante debilitada em termos de capacidade de explosão no último terço do campo.
Angelito "voava" nas alas, sobretudo na esquerda, enquanto Gaitán, que surge como sucessor do internacional argentino, não mostra essa mesma capacidade, até porque tende a procurar zonas mais centrais do terreno. Do lado contrário, e apesar de Ramires também não ter a explosão de Di María, o próprio Carlos Martins joga de forma mais pausada e procura menos a área contrária - o agora jogador do Chelsea chegou a fazer vários golos perto da baliza do adversário, enquanto o internacional português privilegia essencialmente os remates de longe.
Obrigado a jogar mais longe da baliza contrária, Saviola tem demonstrado precisamente um maior desgaste. Aliás, o próprio Jorge Jesus reconheceu no final do embate com o Paços de Ferreira a menor frescura física do jogador. O JOGO sabe que o avançado argentino tem sido um dos elementos do plantel encarnado que mais se queixa após cada partida e mais dificuldades tem em recuperar dos jogos, motivando mesmo uma preocupação especial por parte do departamento clínico. Este facto é uma das consequências do maior espaço que percorre entre o meio-campo e a zona de finalização, o que tem também perturbado El Conejo na hora de marcar.
Saviola continua a surgir em posição privilegiada para fazer golos, mas a eficácia tem descido significativamente, faltando-lhe discernimento no momento do remate. Curiosamente, o internacional pelo País das Pampas até dispara mais do que em 2009/10 - tem 20 remates no campeonato até ao momento, contra 16 no mesmo período no último ano -, mas o saldo é claramente inferior. Se, na primeira época de águia ao peito, Saviola já tinha quatro golos marcados após o primeiro terço da Liga, este ano leva apenas um, obtido frente ao Guimarães.
Em todas as competições, a quebra do avançado é ainda mais evidente: dez golos e quatro assistências em 2009/10 e... dois golos e quatro assistências esta temporada, na qual tem apenas menos 54 minutos disputados.

Sem comentários:

Enviar um comentário