quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Saviola... e o tango argentino!

Saviola tem um problema com o tango: não gosta dele. Não é que seja contra a dança em si, porque até se ajeita com os ritmos modernos do reggaeton; não, Saviola não pode com o tango, como muitos miúdos portugueses não podiam com o fado até ele lhes entrar pele dentro – El Conejo acha todo aquele espectáculo de dois corpos juntos, onde um comanda e o outro obedece, apenas aborrecido e ultrapassado. É estranho, talvez irónico, que um tipo que vive a vida entre alianças e trocando de parceiros dentro de campo não goste da cumplicidade de um tango argentino.
Saviola é um daqueles avançados que preferem passar uma tarde acompanhados, entre dois dedos de conversa de chacha, do que estarem entregues a si, sozinhos. Como ele, há alguns: Liedson, Rooney, Benzema, Villa ou Tevez; ao contrário dele, Jardel, Trezeguet ou Drogba. A diferença está entre quem prefere fugir aos centrais e quem gosta de estar metido no meio deles. E Saviola não é nada esquisito no que toca ao comparsa: alto (Cardozo), baixo (Jara), médio (Aimar) ou extremo (Di María), tanto lhe faz. Ele quer é ter alguém com quem trocar umas tabelinhas. Mas esse alguém também tem de ser capaz de o fazer: não é para quem quer, mas para quem pode. Por isso, quando Cardozo andou perdido por lesão, a produção de El Conejo foi irrisória – por mais que se esforce, Kardec não é tipo para o toma lá dá cá. E quando o Takuará voltou em grande, Saviola reencontrou-se à Beira-Mar (3-1, em Aveiro, bis de Cardozo e um de Saviola). "A dupla maravilha está de volta", disse Jesus. Nos jogos que se seguiram e em que ambos coincidiram (Olhanense, Schalke, Sporting de Braga e Rio Ave), Saviola fez quatro golos.
Não digam que é por causa do tempo e de que o que ele gosta mesmo é do Natal, porque nunca marcou por estações – o Agosto de 1999 do River Plate rendeu-lhe sete golos; o Setembro de 2000 do River, seis; o Abril do Barcelona de 2002, outros seis; e o Maio do Barça de 2003, cinco. O rendimento de Saviola não depende só dele mas da sua cara-metade. E Salvio preenche-lhe as medidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário