quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Feitiço quebrado

O Sport Lisboa e Benfica venceu o Estugarda, por 0-2 e carimbou a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa, onde vai encontrar o Paris Saint-Germain. Com uma excelente exibição e com golos mágicos, os campeões nacionais quebraram o enguiço e triunfaram pela primeira vez em solo germânico. Seguem-se os franceses, com os quartos-de-final no horizonte.

O início de jogo em Estugarda ficou marcado pela atitude inteligente demonstrada pela equipa de Jorge Jesus, que se preocupou, maioritariamente, em não deixar os alemães trocarem a bola. A formação “encarnada” funcionou como um bloco e foi “apagando” a tentativa de entrada fugaz, por parte dos comandados de Bruno Labbadia.

O Estugarda tentava comandar as operações, mas o primeiro lance de perigo surgiu por parte de Gaitán, que demonstrou toda a sua classe, depois de ter sido desmarcado por Aimar. O camisola 20 apercebeu-se do adiantamento de Ziegler e fez um chapéu praticamente perfeito, que só não se traduziu em golo, devido a uma grande defesa do experiente guardião. A resposta da equipa da casa foi tímida, chegando através de um remate rasteiro do japonês, Okazaki, que encontrou uma barreira muito sólida nas mãos de Roberto.

Volvidos três minutos, Aimar voltou a brilhar ao desmarcar e a isolar Fábio Coentrão, que foi enganado pela mancha de Ziegler. O domínio do Benfica era claro, mas pelo meio, ainda houve tempo para Roberto voltar a mostrar serviço, a remate de Harnik no flanco direito, com defesa por instinto para canto.

À passagem da meia hora, a Alemanha ficou a conhecer a magia argentina do plantel do Benfica. Aimar bateu um pontapé de canto na esquerda, a defensiva germânica afastou o esférico para fora da área, onde estava Salvio, que rematou sem preparação, para um golo espectacular no Mercedes Benz Arena. O mais difícil estava feito!

O intervalo chegou com os “encarnados” na frente, reforçando assim, a vantagem que já levavam da primeira-mão do Estádio da Luz (2-1). Valia o grande golo de Eduardo Salvio, num belo encontro na região de Vestefália.

Carimbar o apuramento

A etapa complementar trouxe um Benfica muito forte e decidido a resolver rapidamente a eliminatória. Aimar e Gaitán trabalharam bem no flanco esquerdo, com Aimar a servir Jara dentro da área, que rematou para defesa de Ziegler. No minuto seguinte, azar para os campeões nacionais e para o guarda-redes de Bruno Labbadia. Nico Gaitán rematou à entrada da área e depois de uma defesa incompleta, o argentino acabou por chocar com Ziegler, numa tentativa de recarga. O experiente alemão acabou ser substituído por Ulreich.

O segundo golo continuava a pairar nos céus de Estugarda e só não surgiu aos 60 minutos, porque Luisão não conseguiu rematar com êxito, na sequência de um livre executado por Pablo Aimar. O sector ofensivo dos “encarnados” instalou-se definitivamente no meio-campo germânico e aos 70 minutos criou mais um grande lance de futebol. Franco Jara arrancou na direita e descobriu Cardozo na zona da grande penalidade, que rematou com violência para boa defesa de Ulreich.

O único jogador do Estugarda que continuava a lutar contra a maré era o japonês Okazaki, que obrigou Roberto a mais uma excelente intervenção aos 74 minutos, depois de um cabeceamento bastante perigoso do asiático.

A desejada confirmação da presença dos “encarnados” nos oitavos-de-final da Liga Europa chegou ao minuto 77, com mais um livre de Óscar Cardozo. O paraguaio concentrou-se, olhou para as redes que estavam a sensivelmente 25 metros e bateu com categoria, não dando hipóteses a Ulreich. Remate perfeito do número 7!
Já perto do apito final e já com o passaporte carimbado, Carlos Martins quase elevou a contabilidade em Estugarda, com um bom remate de primeira, para defesa de Ulreich. De lamentar a falta de fair-play dos alemães, que ao perceberem a derrota começaram com uma atitude menos bonita, como foi o caso de Kuzmanovic, que agrediu violentamente Carlos Martins recebendo ordem de expulsão. Para a história ficou a exibição praticamente perfeita do Benfica.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Fábio Coentrão, Airton, Aimar (Carlos Martins 73’), Gaitán, Salvio, Jara (Kardec 92’) e Cardozo (Felipe Menezes 88’).

Sem comentários:

Enviar um comentário