domingo, 3 de abril de 2011

Entrevista a Javier Saviola - Parte III

CONTINUAÇÃO...

Saviola qual é para si o momento mais feliz, até agora, no Benfica? Ou aquele, por exemplo, o golo em que o Saviola mais sentiu a emoção de marcar?
- Acho que o momento mais feliz aqui no Benfica foi, até agora, o momento em que fomos todos juntos no autocarro e...
Engraçado, isso foi fora dos relvados...
- Sim, sim, bem... (risos)
Sim sim claro, mas foi um momento inesquecível...
- Sim, sim. Foi um momento em que olhámos uns para os outros e não conseguíamos perceber...
Nem na Argentina...
- Na Argentina essas coisas não acontecem porque seria muito perigoso para todos...
Quando foi campeão em Madrid, os adeptos do Real não fizeram uma festa similar?
-Sim, sim, mas diferente...
Mas esta superou?
- Superou, superou em massa de gente. Nós olhávamos uns para os outros e não podíamos acreditar...
E o que é que vocês comentavam dentro daquele autocarro?
- Não podíamos acreditar, olhávamos para o mais longe que podíamos ver e havia adeptos por todo o lado. Perguntávamos onde terminaria aquela multidão. Foi muito bonito, acabar o campeonato sagrando-nos campeões e ver a felicidade estampada no rosto daquela gente...
Isso que me está a dizer foi fora dos relvados. E dentro dos relvados, qual foi, por exemplo, o golo que mais sentiu emoção? Recorda-se, ou o mais bonito que marcou...
- O mais bonito foi, talvez, um que marquei ao Nacional, fazendo um chapéu ao guarda redes. O golo que mais festejei foi o que marquei frente ao Porto, em que ganhámos 1-0 aqui na Luz, com chuva...
A importância do jogo, por ser com um rival...
- Claro claro. Teve importância por tudo. Qualquer jogador sempre deseja marcar um golo frente ao grande rival, isso é claríssimo. As pessoas ficam muito agradecidas porque estás a marcar um golo frente ao principal rival.
E o Saviola também, tal como a equipa, está num crescente de forma muito grande. E hoje sente-se muito bem fisicamente. E disposto também a enfrentar esta recta final de campeonato e das outras provas onde estamos inseridos. Sente que está a chegar novamente ao pico da sua forma?
- Bem, para mim esta temporada foi um pouco diferente da anterior. Neste último período não me senti muito bem. Não fisicamente mas sim futebolisticamente. Falhava bastantes passes mas agora começo a sentir-me bem outra vez, sinto-me melhor, com mais confiança. Isso é a vida dos jogadores, que atravessa bons e maus momentos. Oxalá fossemos todos como o Messi ou o Cristiano Ronaldo, (risos) que mantém o mesmo nível durante a maior parte do ano. Mas esperemos que nesta fase do campeonato todos estejamos bem pois com um só jogador na UEFA, não é possível ganhá-la. Temos de estar todos bem, temos de estar fisicamente aptos para este campeonato. Talvez a única diferença que existe entre a Liga Europa e o campeonato Português é que existem equipas que se defrontam até ao final como o PSG que nos causou problemas até ao último minuto de jogo. Por isso todos temos de estar bem fisicamente e em termos futebolísticos. Oxalá possamos dar essa alegria que todos tanto desejam.
Eu sei que o Saviola jogou muitos anos futsal. Em que é que o futsal pode ter influenciado a sua forma de jogar dentro do campo?
- Eu acho que de muitas maneiras, mas talvez a mais importante seja saber jogar em espaços reduzidos como acontece no futsal, onde não tens a dimensão que tens num campo de futebol. Aí tens de encontrar os espaços, tens de pensar muito rápido, não poderás fazer uma rotação tão facilmente como num campo de futebol. Porque também não tens metros suficientes. Acho que isso influência a forma de saber mexer-se em espaços reduzidos, ajuda muitíssimo. 
O que é que significa para si todos os domingos vestir a camisola do Benfica?
- Uhm... Orgulho... O orgulho de estar num dos clubes mais importantes. Talvez antes de vir para este clube não tivesse a percepção do que o Benfica significava. E à medida que o tempo passa vou ganhando cada vez mais carinho e vou percebendo mais o que pode pensar um adepto e vou ganhando carinho pelo clube. São experiências lindas que um jogador passa durante a sua carreira futebolística. Já é mais complicado quando vamos para um clube onde não se sente bem, não joga, não sente a vontade de entrar em campo e jogar... Mas comigo passa-se exactamente o contrário.
Você já conseguiu perceber o que significa a mística do Benfica? Sabe o que é que quer dizer a palavra mística?
- Não, não.
É alma do clube. Você conseguiu perceber qual é a alma, o fervor, o amor que se vive à volta deste clube? Tudo isso se chama mística. Você percebe isso?
- Eu acho que no primeiro dia comecei logo a notar o sentimento que havia neste clube. Foi no dia em que assinei pelo clube. No dia seguinte fui ver um jogo de futsal que até ganharam...
Eu estava lá e até começaram a gritar pelo seu nome... Eu estava ao pé de si. (risos) O que é que isso significou para si? Entrar num pavilhão de futsal...
- Não estava a entender nada. Disseram-me para irmos ver um jogo de futsal e eu pensei que iríamos estar nós sozinhos mas não, o campo estava cheio, o fervor das pessoas... E quando começaram a gritar o meu nome pensei "O Benfica deve ser mesmo muito grande!" Nesse momento comecei a aperceber-me de como as pessoas vivem a mística do Benfica. (risos)
Antes de irmos para intervalo, uma última pergunta. Como é que surgiu a alcunha de "El Conejo"?
- Essa alcunha foi-me dada por Gérman Burgos, na Argentina. Sempre que chegava um entrava um jogador novo ele dava-lhes uma alcunha. Não escapava nenhum. Na primeira vez que corri atrás de uma bola ele disse que eu lhe fazia lembrar um coelho. Então começou a chamar-me "conejo" e assim ficou até hoje.
E é desta forma que vamos para um pequeno intervalo. Não perca a segunda parte com Javier Saviola, voltamos já de seguida.

CONTINUA... 
Parte III da entrevista a Javier Saviola, transmitida na Benfica TV no programa "Zona de Decisão" no dia 28-03-2011.
Gostaria que não copiassem sem pedir autorização pois foi tudo escrito por mim, algumas expressões foram traduzidas por mim. Tive muito trabalho com isto, por isso peço que ao retirarem ao menos dizer que o vão retirar. 
A segunda parte do programa, que corresponde à parte IV da publicação da entrevista aqui no blogue vai ser publicada amanhã.
Obrigada, a administradora.

3 comentários:

  1. Citei uma coisa que ele disse no facebook do meu blog, mas coloquei lá que tirei daqui ;)

    ResponderEliminar
  2. Força Benfica!!!! Força Saviola...meu Id´lozinhuu...Marca-me um golo....hahahaha!!!
    by: uma grande fã!

    ResponderEliminar