segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entrevista a Javier Saviola - Parte IV

CONTINUAÇÃO...
Bem vindos à segunda parte do Zona de Decisão, o nosso convidado de hoje é "El Conejo", Javier Saviola. Saviola, vamos começar a segunda parte por lhe perguntar como é que um jogador de alta competição como você é, costuma passar ou como é que é o seu dia-a-dia?
- Bem, pessoalmente e quando estou com a minha namorada gosto muito de ir ao cinema, de viajar quando temos a possibilidade, quando temos algum dia livre, quando não jogos num fim de semana aproveitamos para conhecer novos lugares. Também gosto muito de sair para jantar...
E quando há treinos, é acordar, treino, casa, almoçam no centro de estágios, como é que fazem?
- Quando tenho treino fazemos mais uma vida de estar em casa. Nós aqui no Benfica treinamos quase sempre mais à tarde, quando tenho de fazer algo de manhã, faço-o e depois tenho de almoçar e estar pronto para ir treinar. O treino dura quase todo o dia, depois voltamos para casa. Os treinos são no Seixal, eu vivo mais longe por isso chego tarde a casa, mais ou menos à hora de jantar. 
Como é que os jogadores classificam o Centro de Estágios no Seixal? É uma grande infra-estrutura para a prática do treino?
- Sim, o Centro tem tudo. Tem o campo, tem a zona do ginásio, tem o balneário... Tem tudo programado para que os jogadores se sintam cómodos de todas as maneiras. As pessoas que aí trabalham são muito competentes, como por exemplo os fisioterapeutas, os enfermeiros, são pessoas que só trabalham para nós. São pessoas que não se vêm dentro do campo mas fazem um trabalho importantíssimo dentro do clube.
E o Javier mora em Lisboa ou mora perto do Centro de Estágios?
- Eu vivo próximo do Dafundo.
Ah. E diga-me uma coisa, e como é que é andar em Lisboa, é facilmente reconhecível?
- Depende. Depende do sítio onde for. Se for a um Centro Comercial...
Abordam-no, os fãs do Benfica?
- Sim... (risos)
E normalmente como é que o fazem?
- Bem, eu não tenho qualquer problema, sou uma pessoa que, quando saio sei o que se pode passar. Contudo saio. Tento transformar-me numa pessoa normal sendo que vou fazer compras, vou ao cinema.. Sou uma pessoa, que nesse sentido nunca teve medo de sair de minha casa, faço-o sempre com o maior gosto e se as pessoas têm respeito... Eu também não tenho problemas quanto a dar um autografo, tirar uma foto ou até falar com essas pessoas.
Sei que, como bom argentino que você é, com certeza que deve gostar de um bom churrasco. Churrasco assado não é? Em castelhano. Diga-me lá uma coisa, que hábitos argentinos é que mantém cá em Portugal?
- Os assados... Por sorte o Maxi Pereira tem em casa um grelhador e temos uma excelente relação entre todos os argentinos. Todos...
O Maxi é uruguaiu... É perto. (risos) E ele também gosta? O Maxi é o cozinheiro?
- O Maxi é o cozinheiro. Nós vemos e ele faz o assado (risos). Como ele tem um grelhador, uma vez por semana ou uma vez de quinze em quinze dias juntamos as famílias e comemos todos em sua casa. 
O que é que mais recorda da Argentina?
- O que mais recordo... Em termos pessoais ou futebolísticos?
As duas...
- Pessoalmente, talvez as pessoas que ficaram, a minha família, amigos. Eu convido-os quase sempre para virem a Lisboa. Eles ficaram surpreendidos pelo que é o clube, a cidade.. Mas quando passo muito tempo sem ir à Argentina sinto bastante falta da família e como disse antes, os amigos, do bairro onde vivia. Futebolisticamente, já faz muito tempo que saí da Argentina. Talvez do que sinto mais falta é o fervor dos adeptos ou de ver o estádio cheio com os adeptos a animarem. Mas, na verdade, não sinto demasiada falta das coisas do meu país.
Lisboa é muito diferente de Buenos Aires?
- Sim, sim, é diferente. É uma cidade completamente diferente. Acho que Buenos Aires é mais parecido com Espanha, com Madrid por exemplo. Lisboa é completamente diferente.
Você em Buenos Aires tem o tango... Sabe dançar tango?
- Não. (risos)
Não sabe dançar.. E cantar o fado? Não sabe o que é o fado?
- Não. (risos)
Música tradicional portuguesa, já ouviu?
- Sim, sim, sei o que é mas não sei cantar (risos).
Olhe e os jogos da selecção Argentina, acompanha?
- Sim, quando há um jogo vejo sempre, tento acompanhar tudo.
Está... Percebo que está a falar com saudade quando fala da Argentina. Que episódios é que recorda com maior saudade, por exemplo do River Plate? Sei, que tenho aqui uma indicação, que quando foi campeão no dia seguinte às 7h30 da manhã estava a estudar para o seu exame de geografia.
- Bem, isso foi pelos meus pais porque eu sempre fui educado, os meus pais acompanharam sempre a minha vida futebolística, por isso claro que nunca sabia se podia chegar ao futebol da primeira divisão então eles queriam que eu estudasse e tivesse uma carreira, que tivesse os meus estudos pela duvida de que no futebol pudesse chegar ao que sou hoje. Eles sempre tiveram isso em mente. O futebol sempre acompanhado pelos estudos. Então fui campeão, celebrei toda a noite com os meus companheiros e e no outro dia estudei.
Os seus pais sempre o acompanharam na sua carreira de futebolista?
- Sempre. Sempre, sempre. Iam assistir a todos os jogos. E se tivéssemos que fazer uma viagem de 800km ou uma viagem grande, eles acompanhavam-me.
Sei que tem uma grande admiração pelo seu pai. O que é que ele simboliza para si?
- Tudo, a educação, o que sou hoje como pessoa. É uma pessoa que me demonstrou muitíssimas coisas. Sinto falta de não ter uma pessoa a quem possa pedir um conselho como pai, mas eu com 19 anos apercebi-me do que me esperava porque ele soube dar-me muitas coisas, muita educação, muita inteligência, transmitiu-me muita humildade e respeito pelas pessoas. E hoje estou bastante agradecido por tudo isso.
Quando o Saviola marca um golo, normalmente levanta os dois braços e olha para o céu. O que é que isso significa?
- É como que um contacto, talvez uma forma de comunicar com ele. É uma forma de lhe dedicar mas acima de tudo um agradecimento. É uma maneira de partilhar um momento tão feliz como esse com a pessoa que mais amo.
E a sua mãe, a sua mãe penso que vive em Espanha, Salamanca...
-A minha mãe vive em Madrid.
Ah, Madrid. Gostaria de a ter aqui perto de si?
- Sim, sim. Mas estou a viver com a minha namorada... Mas a minha mãe gosta muitíssimo de futebol e não perde nenhum jogo do Benfica em casa. Ela vê todos os jogos porque gosta muito de futebol.
Namorada.. Namorada também muito importante, claro, na sua vida. Como é que conheceu a Romanella?
- Bom, conhecia numa discoteca. Eu tinha saído com os meus amigos, ela estava com as suas amigas.
Mas lá?
- Sim, sim, na Argentina. Nesse dia começamos a falar e assim ficou o contacto. Depois eu fui para o mundial em 2006 e mantivemos o contacto e começamos a sair. 
Elas, vocês devem, por certo, ter uma vida profissional intensa.. Como é que é conciliar os vossos horários quer de futebolista que ela de modelo?
- Sim, antes de mais respeitando o que faz mais feliz a um e a outro, respeitando os horários e sabendo que temos uma vida diferente porque a minha vida é o desporto e ela é modelo, que são coisas completamente diferentes. Mas quando estamos juntos sabemos o que há entre os dois e isso é o mais importante. 
E está para breve um Saviolita?
- (risos) Não, não... Ainda não... É algo que nós sempre... bem eu já estou na idade, é algo que pensamos mas ainda não. Vamos com calma. (risos)
O que é que a fama significa para si? É bom, mas numa certa medida, não é?
- Sim, tem as suas coisas boas e as suas coisas más. Mas eu trato viver isso com a maior naturalidade, acho que isso é o mais importante. Ser nós mesmos. Tento agir com naturalidade com as pessoas, como disse antes, respeitá-las. Acho que o mais importante é lembrar-nos sempre das nossas origens, isso é o mais importante. Porque acho que todos temos uma virtude, por exemplo a minha que é jogar futebol. Cara a cara acho todos somos iguais.
Como é que foi a sua infância? Onde é que cresceu?
- Eu nasci perto do campo do River Plate, muito perto. Sempre tive um amigo muito importante que se chama Alejandro, que daqui a dez dias vem a Lisboa e bem criei-me practicamente com ele, somos como irmãos, conhecemo-nos desde os três anos. E na verdade tenho recordações muito bonitas do meu bairro. Por sorte vivi num bairro onde havia muitos parques, então juntavamo-nos para jogar futebol, que era o que eu mais gostava. Os meus pais, como já disse, queriam que eu estudasse mas como eu sempre digo, eu estudava para lhe dar esse gosto, porque o que eu realmente gostava era de jogar futebol. 
E nessa altura já era o melhor jogador? Entre os seus amigos ou não? Percebeu que já tinha muito jeito para jogar futebol?
- Eu gostava muito. Gostava mais do que eles. Por exemplo, sempre que ia a casa desse amigo, levava sempre a bola comigo. Ele preferia sempre outras coisas e dizia que pela ambição e pela vontade que tinha, chegaria longe no futebol. Talvez a principal razão seja eu gostar demasiado de futebol. 
Como é que é o Saviola no seu íntimo? Como é que se auto-caracteriza? Quais são as suas principais virtudes e defeitos? Eu sei, às vezes é complicado falar sobre nós próprios...
- Sim, é difícil...
Mas como é que faz esse auto-retrato?
- Sou uma pessoa bastante sensível. As coisas afectam-me um pouco interiormente. Mas gosto dos obstáculos. Ás vezes quando as coisas não saem bem tento sempre fortalecer-me interiormente. Sou uma pessoa muito humilde, trato sempre de ajudar os outros, que estejam bem e felizes. Fico muito feliz quando uma pessoa doente me escreve uma carta e me pede que a vá visitar. Eu vou vê-la com todo o gosto e isso põe-me muito feliz porque dentro daquilo que fazemos, poder ajudar as pessoas mais necessitadas é muito importante.

CONTINUA!... 

Parte IV da entrevista a Javier Saviola, transmitida na Benfica TV no programa "Zona de Decisão" no dia 28-03-2011.
Gostaria que não copiassem sem pedir autorização pois foi tudo escrito por mim, algumas expressões foram traduzidas por mim. Tive muito trabalho com isto, por isso peço que ao retirarem ao menos dizer que o vão retirar. 
A 5ª parte da entrevista irá ser publicada amanhã.
Obrigada, a administradora.

30 comentários:

  1. GOD, cada vez gosto mais do Savii :$
    E cada vez fico mais ansiosa pela parte seguinte :b

    É engraçado, ler a entrevista e lembrar-me de certas coisas que já li no livro. Como o exame de geografia ou o amigo Alejandro :)

    Isto está um máximo! Fizeste um grande trabalho com a entrevista! :)

    ResponderEliminar
  2. pois é, também acho :b
    muito obrigada ;)

    ResponderEliminar
  3. hey! não agradeças! :)
    já te disse no fb que o trabalho, e o mérito, é todo teu :D

    ResponderEliminar
  4. claro que tenho de agradecer!
    confesso que isto da entrevista me anda a dar um trabalhão, porque tenho de ouvir o que o Javier diz várias vezes para conseguir traduzir à letra o que ele diz, mas gosto muito de o escrever! e se não fosse para vocês nada disto tinha sentido, por isso o meu trabalho só tem mérito graças a vocês, tenho de agradecer vezes sem conta :)

    ResponderEliminar
  5. Tens feito sim um excelente trabalho. Consigo ter uma pequena ideia do trabalhão que isso te está a dar, já tive de passar uma entrevista inteira que estava gravada para papel, não para o blog mas sim para a escola, e foi um dia de juízo e estava em português, quanto mais em argentino.

    O Savi parece ter um coração de ouro!

    ResponderEliminar
  6. nós é que te temos de agradecer. o trabalho que estás a fazer com a entrevista está fenomenal *o*
    acredito que não seja nada facil ter de traduzir toda a entrevista :s
    mas acredita, está FANTÁSTICO! :D

    nós é que te agradecemos - obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigadaaaaaa! :D

    e concordo com 23DavidLuiz. o Saviola parece mesmo ter um coraçãozinho de ouro +.+

    ResponderEliminar
  7. vocês até me deixam ser resposta :$
    muito obrigada mesmo, é muito bom ver o nosso trabalho recompensado com elogios, vocês são incansáveis, muito obrigada mesmo a sério!
    amanhã vou publicar a última parte da entrevista e depois voltam os "Sabias que..." :)

    e sim, o "nosso" menino é mesmo uma enorme pessoa, tem um grande coração ♥

    ResponderEliminar
  8. O Savi é demais !
    Gosto tanto dele ♥

    ResponderEliminar
  9. obrigada nós, já te disse :DD
    estou mortinha pela última parte *-*
    e pelos "Sabias que..." apesar de já ter lido o livro :D

    o Savii é um orgulho *.*

    ResponderEliminar
  10. amanhã irei publicar, sem falta mesmo ;)
    eu já li o livro dezenas de vezes, já o sei de cor, mas ainda assim não me canso de o ler e adoro escrever os "Sabias que..." +.+

    mesmo, tenho um enorme orgulho em tê-lo como ídolo e em fazer dele o meu caminho a seguir! *.*

    ResponderEliminar
  11. ah fixe! :D e eu amanhã tenho de tentar terminar o meu texto para ele :b
    eu ainda só o li uma, mas com certeza vou voltar a lê-lo ^^
    da primeira vez fiquei tão viciada no livro que o li num estantinho... tenho de o ler mais 2 ou 3 vezes para ver se não me escapou nada (a)

    ele é um grande Homem. merece que os fãs o idolatrem :')

    ResponderEliminar
  12. infelizmente hoje não consigo publicar a 4ª parte, peço imensa desculpa :s
    cheguei a casa e tive uma "surpresa", tive de estar a arrumar o quarto para poder ir ver o savii no domingo, então teve mesmo de ser :x
    mas prometo que para compensar publico dois "Sabias que..." ;)

    é, ele é mesmo uma grande pessoa *.*

    ResponderEliminar
  13. oh, é por uma boa causa :b
    quando poderes, publicas. e os "Sabias que..." também são engraçados :) ihih
    eu é que já ando com saudades de ir à luz :c

    pois é. pequenino em altura, mas com um enorme coração ♥

    ResponderEliminar
  14. pois é ;)
    eu nunca fui à Luz :s
    só fui este ano à Académica e vou agora à Naval, porque eu sou da Figueira da Foz :x

    mesmo enorme *-*

    ResponderEliminar
  15. eu moro pertíssimo de Lisboa, nos arredores, e só fui 2 vezes para ver futebol (já fui lá mais vezes para visitar e fazer compras, mas isso não conta :b), por isso não tenho grande vantagem nesse campo xD
    e nunca vi um jogo fora, e tu já :b
    oh, mas um dia hás de vir à Luz :D é LINDO, ver um jogo na nossa Catedral *.*

    ResponderEliminar
  16. que sorte, adorava morar em Lisboa ;)
    já estive no Colombo algumas vezes, mas os meus pais são sportinguistas, apesar de não ligarem nada a futebol, e nunca me levaram ao estádio -.-
    adorava ver um jogo na Luz +.+

    ResponderEliminar
  17. Cada vez gosto mais desta reportagem...gosto de saber as cenas que ele está a sentir...continua assim... estas a fazer um ótimo trabalho...
    Moro na Madeira, mas se tivesse de dar tudo pa ir ver todos os jogos do benfica, e todas as entrevistas do Saviola, não havia dúvida de que daria tudo...ADORO-TE SAVIOLA, ÉS LINDO!!!
    NA ILHA DA MADEIRA NÃO HÁ NENHUMA FÃ, COMO EU...

    ResponderEliminar
  18. pode ser que um dia venhas a morar em Lisboa :)
    oh, se pedires muito muito pode ser que um dia, quando menos estiveres à espera, eles te levem ao estádio :DD
    e hás-de ver, se Deus quiser :D

    ResponderEliminar
  19. eu já escrevi o texto para o Savi, mas fiz uma montagem com fotos dele e depois colei lá o texto. pode ser assim? :)
    se sim, envio para que email? :D

    ResponderEliminar
  20. muito obrigada! qualquer reportagem que haja parecida com esta sobre o Javier, virá logo para o blog! e faz muito bem em apoia-lo, ele merece ;)
    obrigada por seguires o blog!

    ResponderEliminar
  21. sofia, sim pode ;)
    e sim, é para mandar para o mail: javier.saviola30@hotmail.com
    pedia que não enviasses em word/power point porque não consigo abrir :s
    obrigada :)

    ResponderEliminar
  22. ah, não te preocupes. eu vou enviar em imagem até porque é uma montagem :D
    queria te pedir para me dizeres se o que está escrito em espanhol está correcto. senão, dizias-me que eu corrigia e voltava a enviar. achas que pode ser? (:

    se não receberes o email, avisa-me :)
    obrigada :D

    ResponderEliminar
  23. sim sim, claro ;)
    recebi e já te mandei resposta :b

    ResponderEliminar
  24. Já vi. Obrigada :D
    O espanhol está correcto, Soraia? :)

    ResponderEliminar
  25. não sei bem, nunca tive espanhol, mas acho que estão lá uns erritos :s
    vai ao tradutor do google e mete a frase que queres ;)

    ResponderEliminar
  26. eu meti, mas aí sim, apareciam mais erros ainda :o
    eu também nunca tive espanhol na vida, por isso é que estou na dúvida :s

    ResponderEliminar
  27. pois é :s
    mas ele entende, não te preocupes :b

    ResponderEliminar
  28. ahaha, e se não perceber, não tem mal nenhum que me venha cá perguntar (a) ahah

    ResponderEliminar