quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sabias que...

Sabias que o Javier acha o Benfica incomparável?

Pequeno excerto do livro de Javier Saviola:

"O Benfica é um clube muito especial. Não digo isto para ser politicamente correcto ou conquistar o coração de quem quer que seja. Aliás, antes de vir para Portugal, posso confessar que desconhecia em absoluto esta grandeza.
O Benfica foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia. Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém que já passou pelo Real Madrid ou pelo Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno. Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma. Sentimos essa força na pele.
Impressiona-me a quantidade de gente que acompanha o Benfica nos jogos em casa. As assistências, durante esta época, foram esmagadoras. Um apoio incondicional, apaixonado e desinteressado. É comovente quando, por exemplo, sou substituído ou substituo um companheiro durante os jogos e oiço os adeptos cantarem o meu nome. Arrepia-me de cima a baixo.
Houve até um episódio curioso que gostava de partilhar convosco: num determinado período da época joguei adoentado, recuperava de uma gripe. O facto não tinha nenhuma interferência no meu rendimento, a não ser uma pequena restrição auditiva do lado esquerdo. Recordo-me de ser obrigado a fazer um esforço enorme durante o jogo para perceber a presença de adversários do meu lado esquerdo, simplesmente porque não ouvia. Mas a maior estranheza foi não conseguir escutar de forma nítida os cânticos e o apoio dos adeptos. Para mim, o pior da surdez foi não me poder deliciar com o «Saviooooooooooola! Savioooooooola!».
A grandeza do Benfica em Portugal não tem nenhum termo de comparação. É incrível chegar a uma cidade, no norte ou no sul, seja em Braga ou em Olhão, e ter os estádios cheios de benfiquistas. Nunca vi nada igual! Isto empurra-nos para as vitórias, faz-nos muito querer ser campeões.
Mas o que me surpreendeu verdadeiramente foi a grandeza do Benfica no estrangeiro. Na pré-temporada, quando fomos ao Canadá jogar um amigável com o Celtic, não queria acreditar. Havia 15 ou 20 mil adeptos do Benfica nas bancadas. Uma loucura.
Cheguei a dizer ao Jorge Jesus: «Mister, isto nem no Madrid!» O mesmo já tinha acontecido no estágio da Suíça. No meio das montanhas, num local que nem vem no mapa, havia centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino liguei para a minha mãe e disse: «Mãezita, este clube é impressionante!»"

3 comentários:

  1. É impressionante como o Benfica inpressiona, passo o pleonasmo, o Saviol que já jogou no Real e no Barça!

    ResponderEliminar
  2. Saviola é trending topic no twitter! :D

    ResponderEliminar
  3. ÉS MXM 5 ESTRELAS*****.... ADORUTHEE....SAVIOLA!

    ResponderEliminar