segunda-feira, 9 de maio de 2011

Benfica ganha sem Javier

* Site oficial do Sport Lisboa e Benfica

O Sport Lisboa e Benfica venceu o Rio Ave, por 1-2, em jogo da 29.ª jornada da Liga portuguesa. A formação comandada por Jorge Jesus foi sempre superior, com o paraguaio Óscar Cardozo a bisar. Segue-se a União de Leiria para terminar a prova.

Para esta penúltima jornada da Liga, o técnico Jorge Jesus lançou Carole a lateral esquerdo, avançou Fábio Coentrão para extremo e colocou Franco Jara ao lado de Cardozo na frente. Carlos Martins assumiu o comando do meio-campo, com Javi García nas costas e Gaitán na direita. Na defesa, Luisão teve Sidnei a seu lado e Maxi Pereira na posição habitual. Na baliza, Moreira substitui o espanhol Roberto, que se lesionou durante o aquecimento.

O Benfica entrou em campo decidido a controlar as operações e tirando partido de uma exibição adulta, inaugurou o marcador aos oito minutos, por intermédio de Óscar Cardozo. Carlos Martins rematou de longe, Mário Felgueiras defendeu para a frente, onde estava o paraguaio que não vacilou.

A formação de Vila do Conde não conseguia apresentar grande réplica e foi com naturalidade que os lances perigosos dos “encarnados” apareceram. Num contra-ataque, Nico Gaitán (16’) quase fez um golo do outro mundo, tentando colocar a bola em jeito no ângulo. O esférico acabou por sair cima. Cheirava a golo no Estádio dos Arcos.

Aos 28 minutos, Cardozo voltou a estar em destaque. A cerca de 30 metros da baliza, o avançado olhou para a baliza e arriscou o pontapé. A potência foi tal, que Mário Felgueiras não teve qualquer tipo de hipóteses. O número 7 não estava satisfeito e volvidos cinco minutos, na sequência de um pontapé de canto batido por Carlos Martins, que atingiu o hat-trick. Valeu a intervenção do guardião português.

O primeiro lance de perigo da equipa de Carlos Brito surgiu apenas a dois minutos do apito para o intervalo, com João Tomás a bater com força, mas por cima. No regresso às cabines, a vantagem “encarnada” era justíssima.

Para a segunda parte, Jorge Jesus lançou Airton (46’) e César Peixoto (57’) e procedeu a algumas alterações tácticas, deixando Cardozo sozinho no ataque e povoando o meio-campo. O Rio Ave tentou assumir outra postura, mas os lances ofensivos continuavam tímidos, como aconteceu aos 60 minutos, depois de Braga apostar numa diagonal e obrigar Moreira a defesa apertada.

O Clube da Luz não defendeu o 0-2 e continuou à procura de mais golos. Gaitán arrancou na direita (72’), deixou o adversário directo para trás e rematou com muita força, para Mário Felgueiras defender para a linha de fundo. Passados poucos minutos, o argentino voltou a estar perto do golo, mas desta feita foi a barra que impediu a felicidade de Gaitán.

A dois minutos do fim e totalmente contra a maré, a equipa da casa reduziu de livre directo. O jogador, Braga, assumiu a marcação e foi feliz. Em jeito de resumo, os três pontos conquistados pelos “encarnados” são justos e traduzem o que se passou no relvado.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Moreira, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Carole, Javi García, Carlos Martins (César Peixoto 56’), Nico Gaitán, Fábio Coentrão, Franco Jara (Airton 46’) e Cardozo (Weldon 90’).

Sem comentários:

Enviar um comentário