sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sabias que...

Sabias que, quando o Javier chegou a Barcelona, o cacifo que lhe foi atribuído foi o antigo cacifo de Diego Armando Maradona?

Pequeno excerto do livro de Javier Saviola:

"Dava o último ajuste nas botas, antes de mais um treino, quando senti a presença de Tajamata debruçado sobre a minha orelha. Segredou-me: 'O cacifo que tu estás a usar pertencia ao Maradona quando ele aqui estava. Passou de argentino para argentino.' Encolheu os ombros, esboçou um sorriso maroto e foi embora. Fiquei gelado, sem pinga de sangue. Tajamata, a quem os jogadores tratam carinhosamente por Taja, é José António Ibarz, técnico de equipamentos do Barcelona. Sujeito discreto, sigiloso, pouco falador... um túmulo. Conhece como poucos todos os cantos do Camp Nou. Aquelas palavras de Taja bateram-me bem no fundo do coração. Nos primeiros anos de carreira convivi com o 'rótulo' de Maradona. Desde que pisei as instalações do River. Até o presidente da República, Carlos Menem, fez essa comparação. A imprensa insistia muito. Rejeitei sempre! Até ao limite. Maradona houve só um. Único. Inigualável. Nem nos melhores sonhos conseguiria exibir uma amostra daquele talento. Mas foi inevitável: o segredo de Taja tomou conta da minha cabeça durante dias. Que responsabilidade... Creio ter sido por causa de Diego a primeira vez que ouvi falar do Barcelona. El Pelusa era o espelho de qualquer argentino candidato a jogador. Mais tarde vim a saber que aquele cacifo, onde inocentemente eu pendurava a roupa, também já tinha pertencido a Steve Archibald e depois a Pep Guardiola, o último capitão de equipa. Competia-me estar à altura destas verdadeiras lendas."

2 comentários: