quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Despedida da Champions

Adeus Liga dos Campeões! O Benfica já não tem qualquer possibilidade de se apurar para a fase seguinte da principal prova da UEFA. Abandona a competição sem conseguir somar um único ponto nos encontros longe da Luz. Pior! Despede-se da Champions sem assinar qualquer golo fora de portas (um esclarecedor 0-7 neste capítulo). Uma equipa que, segundo chegou a dizer Jorge Jesus no arranque da temporada, podia muito bem ganhar a competição...
O Bloomfield Stadium testemunhou o primeiro êxito do Hapoel Telavive na presente edição da prova. Um triunfo por 3-0, ou seja, mais folgado ainda do que os obtidos por Schalke 04 e Lyon nas receções ao Benfica: o conjunto das águias soçobrou, por 2-0, nessas duas deslocações.
A equipa da Luz confirmou a “aversão” a Israel, país onde perdera a única partida que disputara. A 26 de agosto de 1998, o Benfica do escocês Graeme Souness havia saído derrotado de Jerusalém: o Beitar aplicara-lhe um também rotundo 4-2. A União de Leiria continuará, assim, a ser a única formação portuguesa a poder gabar-se de ter vencido em solo hebraico.
Não ganha há 3 anos. Jorge Jesus deixou escapar a oportunidade de se estrear a vencer fora na Liga dos Campeões. O último triunfo das águias foi obtido ainda no consulado de Fernando Santos, mais concretamente a 4 de dezembro de 2007... já lá vão quase três anos. Nesse dia, o Benfica derrotou o Shakhtar, em Donetsk, por 2-1, através de um “bis” de Cardozo.
Oitava derrota. A visita a Telavive coincidiu com a oitava derrota do Benfica nesta época. O clube da Luz ainda não empatou, apresentando 10 vitórias e 8 derrotas, 28 golos marcados e 24 sofridos. Eis a lista de equipas que já “castigaram” os encarnados nesta temporada: FC Porto (duas vezes), Académica, Nacional, V. Guimarães, Schalke, Lyon e, agora, Hapoel. Esta foi a quinta vez que o Benfica ficou a “zero” em 2010/11. Refira-se, a propósito, que a equipa lisboeta terminou a época transata somente com 6 derrotas: duas no campeonato, três na Liga Europa e uma na Taça de Portugal.
Tacuara 56 dias depois. A noite também correspondeu ao regresso ao ativo de Cardozo. O paraguaio já não atuava desde 29 de setembro (fazia ontem 56 dias), dia em que a equipa encarnada também sofrera um desaire: 2-0 em Gelsenkirchen, diante do Schalke 04. O Tacuara acabou por não ter uma influência positiva na manobra da equipa, muito provavelmente por se encontrar sem ritmo de jogo e ainda com pouca confiança no joelho esquerdo.

1 comentário: