segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Saviola traído pelo cansaço

Saviola está a acusar desgaste físico e essa é uma das razões para não estar tão fulgurante como na época passada. O JOGO sabe que o avançado argentino tem sido um dos elementos do plantel encarnado que mais se queixa após cada partida e mais dificuldades tem em recuperar dos jogos, apresentando microrroturas musculares, decorrentes da fadiga de esforço.
O departamento médico do Benfica está atento à situação e imediatamente após cada encontro submete o jogador a um trabalho de recuperação, que passa, entre outras coisas, por banhos gelados nos membros inferiores para diminuir o período inflamatório. O problema é que, logo nos dias seguintes, é submetido, de novo, a treinos colectivos, pois como é natural não pode parar - o Benfica está envolvido em várias competições.
O próprio treinador, Jorge Jesus, admitiu depois do encontro com o Paços de Ferreira, de sexta-feira passada, que Saviola acusou cansaço na recta final da partida, tendo pedido a Alan Kardec para trocarem de posições. "Nota-se que este não é o mesmo Saviola da temporada passada", constatou ontem, em conversa com O JOGO, Toni, ex-campeão pelo Benfica como treinador e jogador [ver caixa em baixo]. As estatísticas não mentem pelo menos no que a golos diz respeito. Saviola só colocou a bola no fundo das redes por uma vez até ao momento para o Campeonato, em Guimarães, enquanto na temporada anterior já tinha quatro nesta altura. Ainda assim, no capítulo das assistências, o camisola 30 está melhor, com quatro assistências contra duas há um ano.
"Mesmo que não esteja a render e a brilhar tanto como no final da temporada transacta, não podemos esquecer que Saviola é sempre um grande jogador. Tem movimentos acima do normal, de grande qualidade", defendeu ontem Rui Vitória, em declarações aos nosso jornal, o treinador do Paços de Ferreira, a última equipa a deslocar-se na condição de visitante à Luz.
Alberto Carvalho, professor universitário e mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo, tem acompanhado com atenção a campanha do Benfica. Para este especialista em preparação física, o problema de Saviola pode mesmo ser "falta de frescura física". "A descida no seu rendimento parece-me ter que ver com fadiga acumulada, é sinal de que não está a descansar o suficiente", afirmou. "É evidente que não está com a mesma capacidade física do final da época passada", acrescentou. No entender de Alberto Carvalho, "não se deve só exigir, exigir. Tem de haver espaço para a recuperação". "Só assim se pode estar ao mais alto nível. A exigência tem de ser mais gerida. Se virmos bem, só Coentrão manteve o nível", constatou.
Há outros factores, contudo, em jogo, segundo o especialista. "As saídas de Ramires e Di María" são apontadas, pois estes dois jogadores transportavam a bola de forma mais eficaz até ao último terço do campo, onde Saviola actua. Mas também o facto de, nesta altura, devido à lesão de Cardozo, El Conejo fazer dupla no ataque com Kardec, com o qual "não está tão rotinado". Além disso, refere Alberto Carvalho, "Saviola é o espelho da própria equipa e do discurso do seu treinador, há um ano bem mais empolgante que agora".

1 comentário:

  1. Espero que volte à sua melhor forma. É um dos jogadores que mais admiro. Força Savi!

    ResponderEliminar