quarta-feira, 23 de março de 2011

Sabias que...

Sabias que um dos mandamentos do Javier são os adeptos?

Pequeno excerto do livro de Javier Saviola:


"Os adeptos representam o lado mais bonito e desinteressado do futebol. Apoiam incondicionalmente e ainda pagam para isso, muitas vezes com grande sacrifício. A única moeda de troca exigida é a vitória. Afinal de contas, nada mais do que a nossa obrigação.
Tenho um profundo respeito pelos adeptos. Sem eles o futebol não fazia sentido. Nem sequer existiria! Se quisermos observar a questão apenas à luz dos números, podemos dizer que a paixão dos adeptos gera as receitas e constrói o mercado que transforma este desporto no maior espectáculo do mundo. Mas o ponto é muito mais adiante. Os aplausos, os gritos, o incentivo, a festa... isso é que nos faz, a nós jogadores, entrar em campo com paixão e entusiasmo. Isso faz-nos correr, fintar e marcar. Num estádio vazio também se joga futebol, mas é um anticlímax total.
Tudo isto fez-me colocar o respeito pelos adeptos como um ponto de honra na minha carreira. Ninguém que viva desta paixão pode dar-se ao luxo de recusar um autógrafo, uma fotografia ou um afago a uma criança. Essas veleidades estão proibidas aos jogadores de futebol. Mesmo correndo o risco de me estar a repetir neste livro, nunca é demais frisar este valor.
Ao longo da minha carreira encontrei vários tipos de adeptos. Dos fanáticos de Sevilha aos low profile do Mónaco. Mas, como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando para o fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio. Sente-se nas cartas que recebemos - e eu recebo algumas centenas por mês - dos adeptos com palavras de carinho e apoio.
Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!"

1 comentário:

  1. "Mas, como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos benfiquistas"
    LINDO!

    ResponderEliminar