quarta-feira, 20 de abril de 2011

Luta cada vez mais renhida


 * A Bola

Rivais estão quase iguais em número de títulos. Diferença é a Taça Latina... Benfica ainda pode ganhar três troféus este ano, mas em dois deles os dragões também estão envolvidos...

A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, que hoje se disputa às 20.30 no Estádio da Luz, entre Benfica e FC Porto, depois da vitória dos encarnados no Dragão por 2-0, constituirá mais um duelo muito particular num campeonato à parte, literalmente do tamanho dos outros juntos, entre Benfica e FC Porto. Os clubes estão, depois dos dois que o FC Porto já conquistou esta época, separados por apenas um troféu: 68 para o Benfica, 67 para o FC Porto.

O Benfica venceu 3 Campeonatos de Portugal, 32 Ligas, 24 Taças de Portugal, 4 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões e 2 Taças da Liga e uma Taça Latina, troféu europeu conquistado em 1950 e antecessor da Taça dos Campeões europeus; o FC Porto, por sua vez, já incluindo os dois troféus conquistados nesta temporada, tem 4 Campeonatos de Portugal, 25 Ligas, 15 Taças de Portugal, 17 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia.

O Benfica ainda pode vencer três troféus esta época e chegar aos 70, mas dois deles, curiosamente, ainda têm o FC Porto também em prova, pelo que os dragões também podem ultrapassar este ano o Benfica em número total de troféus, o que marcaria um ponto de viragem no entendimento do futebol nacional, um confronto cada vez mais nítido entre o passado e o presente do futebol português.

Tudo isto junto é, dir-se-ia, para lá da especificidade de cada prova e do valor sempre subjectivo que os adeptos de uns e outros darão aos seus troféus - sobretudo porque nesta diferença mínima 68-67 se misturam provas nacionais com provas internacionais -, uma forma diferente de entender a rivalidade entre os clubes, porque as pequenas lutas nas várias provas já se juntaram num número e numa luta bem maior. Sessenta e oito contra sessenta e sete e a partir de agora cada troféu servirá para ajustar contas.

Apenas mais duas vitórias

Um outro registo histórico está em fase de actualização: nesta altura, em 219 jogos contabilizados entre Benfica e FC Porto - incluindo Campeonatos Nacionais, Supertaças, Taças de Portugal e Taças da Liga - as águias têm 84 vitórias e os dragões 82. O resto, evidentemente, 53 empates. São números que estão próximos como nunca antes e que dão cada vez mais cor ao despique entre Benfica e FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário