sábado, 2 de abril de 2011

Melhores vão a jogo amanhã

Um, dois, três... cinco, no máximo seis, jogadores encarnados vão manter-se no onze no próximo clássico relativamente à última recepção das águias ao FC Porto. Na última época, Jorge Jesus acolheu os dragões na Luz à 14ª jornada (20 de Dezembro de 2009), lançando Quim na baliza, atrás de uma defesa com Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto. No meio-campo estavam Javi García, Ramires... Urreta - o uruguaio foi a grande surpresa no onze e até jogou na esquerda do losango - e Carlos Martins, e, no ataque, os homens do costume: Saviola e Cardozo. Resultado, vitória por 1-0, com festejo de El Conejo.
Desse onze para aquele que se desenha para amanhã, as diferenças são muitas. A começar pela baliza. Quim está no Braga e dará lugar a Roberto, enquanto no sector defensivo David Luiz (transferido para o Chelsea) e César Peixoto cedem os postos a Sidnei e Fábio Coentrão, respectivamente. No meio-campo, claro está, já não poderá haver Ramires, com Salvio a assumir funções. No flanco oposto, Urreta (agora no Peñarol) verá Gaitán pela televisão, ao passo que a dúvida do costume se prende, neste caso, com a "continuidade" de Carlos Martins ou o avanço de Aimar - El Mago estava lesionado no embate da última época - para o onze inicial.
Toda esta prosa se poderá traduzir, numa forma mais redutora, a um facto: Jesus vai lançar os melhores - ontem já teve todos à disposição, embora Cardozo fizesse trabalho de recuperação - contra os comandados de André Villas-Boas. É que se, frente a Portimonense e Paços de Ferreira (nas duas últimas jornadas da Liga ZON Sagres), o técnico optou claramente por descurar o campeonato em prol da Liga Europa, nesta ronda o cenário muda - para além de o adversário se chamar FC Porto, os azuis e brancos podem festejar o título na Luz, assim vençam os encarnados. Naturalmente, nem Jesus deseja facilitar perante a valia do opositor nem aponta a um lugar na história como o timoneiro da equipa benfiquista que "permitiu" os festejos do eterno rival na própria casa. Daí que, mesmo perante a proximidade da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, contra o PSV Eindhoven, o treinador não vá tirar o pé do acelerador.

Sem comentários:

Enviar um comentário