quinta-feira, 14 de abril de 2011

Poderá ser o jogador Benfiquista com mais presenças na UEFA

Se nada de extraordinário acontecer no Philips Stadion e o Benfica confirmar esta noite o apuramento para as meias-finais da Liga Europa, Saviola vai ficar a dois jogos de igualar o histórico Nuno Gomes como futebolista do plantel encarnado com mais presenças em provas europeias. Neste momento, o argentino é o segundo colocado neste ranking individual: tem 79 aparições em jogos da UEFA - 20 das quais com a camisola das águias -, encontrando-se assim a apenas três jogos do líder. Como o avançado natural de Amarante está lesionado e só volta em 2011/12, El Conejo pode até passá-lo esta época... se o conjunto da Luz chegar à final da Liga Europa. Para já, Saviola - que se estreou na UEFA a 18 de Setembro de 2001, pelo Barcelona, contra o Fenerbahçe (e com um golo...) - vai atingir hoje a marca dos 80 jogos europeus, na expectativa de confirmar o apuramento para as meias-finais da Liga Europa - e a vingança sobre o PSV.
Porque tal como para o Benfica, também para ele estes quartos-de-final da Liga Europa com o PSV Eindhoven são a oportunidade de um acerto de contas com o passado: há seis anos, o argentino, na altura a representar o Mónaco (por empréstimo do Barcelona), foi eliminado pelo clube holandês nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O PSV afastou a equipa de El Conejo com dois triunfos - 1-0 em Eindhoven e 2-0 no Stade Louis II - e só parou nas meias-finais da liga milionária (derrotado pelo AC Milan). E Saviola até já iniciou a vingança na primeira mão deste reencontro, uma vez que apontou um dos golos da vitória dos encarnados (4-1, na Luz).
Melhor marcador do plantel em provas europeias, com um total de 31 golos (cinco pelas encarnados e os restantes divididos por Barcelona, Mónaco, Sevilha e Real Madrid), Saviola ficou estranhamente em branco na passagem do Benfica pela fase de grupos da Liga dos Campeões e, na Liga Europa, apenas se estreou a facturar precisamente no primeiro encontro com o PSV, há oito dias, em Lisboa. Assim, com 14 golos no somatório das competições esta temporada, o futebolista argentino tenta ainda alcançar a marca que obteve em 2009/10 (a sua primeira temporada em Portugal), quando se revelou extraordinariamente produtivo (e também decisivo), acabando à beira das duas dezenas de remates certeiros (19).

Sem comentários:

Enviar um comentário