sexta-feira, 25 de março de 2011

Sabias que...

Sabias que a estreia do Javier na selecção Argentina foi com apenas 18 anos?

Pequeno excerto do livro de Javier Saviola:

"A minha primeira vez na selecção argentina dos "grandes" aconteceu no dia 16 de Agosto de 2000, frente ao Paraguai. Empatámos 1-1 no estádio Monumental, que eu conhecia como a palma das minhas mãos. Vestir a camisola albiceleste foi como carimbar um sonho de criança.
Em frente ao televisor, na companhia do pai Cacho e do tio Manolo, construí muitos castelos no ar ao ver os jogos da selecção. Imaginava como seria o meu dia. Agarrava na bola, corria para os campos dos Lagos de Palermo. Ensaiava todos os detalhes para que nada falhasse. Até o hino. Mão direita no lado esquerdo do peito, o queixo levantado, os olhos cerrados...
Naquele 16 de Agosto rememorei esses momentos.
O sonho de marcar no Monumental. O prazer de colocar um sorriso na boca dos adeptos, tal como outros ídolos já o haviam feito comigo. Agora era eu que estava ali, diante da multidão, com a albiceleste vestida. Era a sequência lógica de um trajecto muito bonito pelas selecções mais jovens. Fui convocado mais duas vezes, para jogos com o Peru e Uruguai, mas não saí do banco. Só voltei a jogar 16 meses após a estreia. Marcelo Bielsa chamou-me para um particular frente ao País de Gales. Não era apenas mais um particular. Bielsa dissipava as últimas dúvidas para o Mundial do Japão e Coreia.
Estava no hotel Juan Carlos I, concentrado para mais um jogo da liga frente à Real Sociedad. O Barcelona não andava bem. Já tínhamos dobrado a primeira metade do campeonato e a luta pelo título era quase uma miragem. Toca o telefone. Do outro lado da linha estava Ruben Moschella, administrativo da Federação Argentina de Futebol: "Javier? É para te dizer que estás convocado para o amistoso em Cardiff, frente ao País de Gales."
Fiquei imensamente feliz. Liguei para a mãe Mary e depois para a minha família na Argentina. O Mundial não estava longe. Faltavam dois meses para a divulgação da lista definitiva. Podia ser convocado com apenas 20 anos de idade. Um sonho! Preferi não alimentar ilusões. Só queria estar entre os 23 eleitos por Marcelo Bielsa. Aquela convocatória era sinal que, apesar de a temporada não estar a ser famosa para o Barça, o meu desempenho era bom.
Jogadores como Veron, Kily, Placente, Vivas, Sorín ou Husain tinham lugar assegurado. Os restantes, como eu, perseguiam o sonho."

1 comentário:

  1. Saviola,a partilhar talento logo aos 18 anos..assim é que se faz...!

    ResponderEliminar